Métricas de engajamento do seu app: saiba quais são elas!

Métricas de engajamento do seu app: saiba quais são elas!

Entenda porque é importante monitorar as métricas de engajamento do seu app!

A criação de apps é uma tarefa desafiadora. O app precisa ser atrativo, mas também ser útil ao usuário, ou seja, é preciso entregar uma boa proposta de valor.

Para tanto, é importante conhecer entender o comportamento do usuário e mapear suas necessidades.

Segundo dados divulgados pelo Amity, o aplicativoperde 77% de seus usuários ativos diários nos primeiros três dias após sua instalação. Como consequência, eles acabam desinstalando o app. 

Dessa forma, os desenvolvedores precisam estar atentos às métricas de engajamento, que podem dar sinais de como o público está aceitando ou não o seu aplicativo.

Entenda melhor como isso funciona neste artigo!

Métricas de engajamento para apps: conceito e importância

Entender o comportamento do usuário não é uma tarefa fácil, entretanto, é uma atividade necessária para verificar a aceitação do seu app pelo público. A partir da análise de dados, você terá a informação da receptividade do usuário para o seu app.

Na prática, o acompanhamento das métricas de engajamento permite analisar o comportamento do usuário em relação ao seu aplicativo, e verificar o quanto ele está sendo valorizado pelo público.

6 métricas de engajamento de apps mais relevantes

Existem diversas métricas que indicam o engajamento do usuário com o seu aplicativo. A lista é grande, por isso separamos 6 métricas. Confira!

#1 Downloads

O número de downloads pode funcionar como uma espécie de prova social para usuários que não conhecem o app. Por exemplo, um app com 10 mil downloads, não irá atrair a atenção do usuário quanto um que tenha 1 milhão de downloads. 

#2 Usuários ativos

O número de usuários é uma ótima métrica, e eles podem ser classificados de duas maneiras diferentes:

  • DAU (Daily Active Users): é a taxa de usuários ativos diariamente, e é utilizada para analisar o envolvimento dos consumidores por dia. 

  • MAU (Monthly Active Users): representa o acesso mensal. Nesse caso, é usado um recorte temporal de 30 dias, para analisar se o usuário usou pelo menos uma vez o app nesse período.

#3 Taxa de retenção

É o número de usuários que voltam ao app após uma primeira visita, podendo se tornar um usuário ativo. A alta taxa de retenção é um ótimo indicador de que o app está fazendo sucesso, pois o uso por parte dos usuários está se tornando frequente.

Para isso, é preciso pensar na experiência do usuário, criando uma interface atrativa e responsiva. O envio de mensagens personalizadas, convidando o usuário a acessar o app, também auxilia na retenção. 

#4 Tempo médio de sessão

Essa métrica se refere ao tempo que o usuário permanece ativo no app, durante cada acesso. É possível realizar essa análise por meio do cruzamento de informações de sessões abertas e o número de usuários ativos. 

Dessa forma, você checa o nível de engajamento do usuário considerando o tempo que ele se dedica à interação com o app.

#5 Taxa de desinstalação

Como o próprio nome sugere, essa métrica se refere ao índice de usuários que desinstala o app, após um determinado período. A partir dela, os desenvolvedores podem analisar a qualidade dos usuários adquiridos e a rotatividade. 

Além disso, contribui para a criação de estratégias que visam evitar um alto índice de desinstalações.

#6 Conversões pagas e orgânicas

A taxa de conversões pode ter duas origens. São elas:

  • Pagas: são os usuários que chegam até o seu app por meio de anúncios pagos;

  • Orgânicas: é quando os usuários encontram o seu app por meio de pesquisas orgânicas, indicações de amigos, em redes sociais, entre outras formas. São aqueles que chegam até o app sem serem impactados por anúncios pagos.

Agora, que você conhece as principais métricas de engajamento, é preciso se atentar a elas para evitar a perda de usuários, bem como criar estratégias para atrair o público e mantê-lo ativo.

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre o tema!

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Resgate seu presente:

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

Pelo presente instrumento particular, as partes a seguir identificadas, de um lado:

 

[nome de fantasia da empresa ou nome da pessoa física], sob razão social [caso seja empresa, inserir razão social], empresa de direito privado, inscrita no CNPJ/MF ou CPF sob o nº[número do CNPJ ou CPF], com sede à [inserir logradouro / endereço completo] CEP: XXXXX-XXX, neste ato devidamente representada nos termos de seu contrato social, doravante denominada simplesmente “CONTRATANTE” e, de outro,

 

CONVERTA.APP, sob razão social CONVERTA LTDA, empresa de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 46.882.993/0001-73, neste ato devidamente representada nos termos de seu contrato social, doravante denominado simplesmente de “CONTRATADA”.

 

RESOLVEM as partes celebrar o presente Instrumento Particular de Contrato de Prestação de Serviços, doravante denominado simplesmente “CONTRATO”, na forma das cláusulas e condições seguintes, às quais se obrigam por si e seus sucessores a qualquer título:

 

DO OBJETO

 

CLÁUSULA PRIMEIRA – Constitui objeto deste contrato a prestação dos serviços pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de:

 

Desenvolvimento e publicação de aplicativo para smartphones nas plataformas iOS e Android, contendo as funcionalidades abaixo:

 

– Tela inicial de Splash com marca e cores da contratante. 

– Conversão e exibição das telas e funcionalidades do site indicado pela CONTRATANTE.

– Disparo de push notifications e in-app notification via OneSignal gratuitamente.

 

CLÁUSULA SEGUNDA – O aplicativo objeto deste contrato deverá ser desenvolvido segundo a identidade visual da CONTRATANTE, que compromete-se, desde já, a fornecer à CONTRATADA os materiais necessários para auxílio no desenvolvimento do aplicativo, tais como textos e imagens de sua titularidade, nos termos deste contrato, e cuja autorização de uso restringe-se única e exclusivamente para a finalidade aqui descrita.

 

Parágrafo Primeiro: A CONTRATANTE dá a CONTRATADA o direito de utilizar sua marca registrada para o devido cumprimento do objeto deste contrato, autorizando expressamente e desde já sua publicação nas lojas Google Play e App Store em conta indicada pela CONTRATADA. E também a utilização das telas (PrintScreen) e da marca (logomarca) da CONTRATANTE para divulgação de portfólio em redes sociais e sites da CONTRATADA, além de mídias especializadas pagas ou não pagas.



Parágrafo Segundo: O prazo de desenvolvimento/produção será de até 24h após a contratação, sendo que, uma vez expressa a aprovação final do aplicativo, esse será publicado nas lojas App Store e Google Play.

 

Parágrafo Terceiro: O desenvolvimento do aplicativo objeto do presente contrato não obriga a CONTRATADA à entrega de qualquer documentação referente à mesma, incluindo, mas não se limitando ao código-fonte do aplicativo.

 

Parágrafo Quarto: Os custos para manter um aplicativo na App Store são de U$:99,00/ano e no Google Play pagamento único de U$:25,00 e a CONTRATADA garante a isenção dessas taxas, como cortesia, hospedando o aplicativo nas lojas App Store e Google Play próprias da Converta. Caso a CONTRATANTE queira utilizar uma conta própria, deverá arcar com os custos de hospedagem.

 

Parágrafo Quinto: O processo de aprovação na loja demora em média 5 dias, mas poderá levar até 60 dias conforme a complexidade do negócio.

 


DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

 

CLÁUSULA TERCEIRA – Obriga-se a CONTRATANTE a fornecer à CONTRATADA todas as informações necessárias à execução do objeto deste CONTRATO, incluindo, mas não se limitando, informações, materiais, parâmetros e referências para o desenvolvimento do aplicativo, responsabilizando-se integralmente pelas informações fornecidas, desde que tais informações sejam solicitadas pela CONTRATADA.

 

Parágrafo Primeiro: É de responsabilidade da CONTRATANTE fornecer a URL final que irá se tornar aplicativo nativo. O conteúdo apresentado por essa URL é de total responsabilidade da CONTRATANTE e toda vez que for atualizado, será automaticamente replicado no aplicativo, que é espelho do site.

 

Parágrafo Segundo: É de responsabilidade da CONTRATANTE fornecer a imagem em alta definição da logomarca e a cor predominante da marca, para a produção da tela de Splash e ícone do aplicativo. 

 

Parágrafo Terceiro: É de responsabilidade da CONTRATANTE fornecer as imagens e descrição necessários para publicação nas lojas de aplicativo conforme as especificações que serão enviadas pela CONTRATADA no decorrer do processo de publicação.

 

Parágrafo Quarto: Não inserir nenhum tipo de conteúdo, chamadas, notificações e outros que infrinjam alguma lei vigente no país, tais como vendas de armas, drogas, por exemplo, ou que sejam distribuídos conteúdos adultos. A CONTRATADA se reserva no direito em cancelar imediatamente o contrato e devolver integralmente o valor ANTES DA PRODUÇÃO do projeto, caso seja analisado e percebido que algum conteúdo infringe alguma regra. Caso o conteúdo seja inserido após a produção, o projeto será cancelado e inativado das lojas sem reembolso e CONTRATANTE que poderá responder judicialmente sobre os atos.

 

DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

 

CLÁUSULA QUARTA – Obrigasse a CONTRATADA a:

 

  1. Desenvolver um aplicativo funcional para as plataformas iOS e Android, contendo as funcionalidades descritas na cláusula primeira e se limitando exclusivamente a essa cláusula, não abrindo, em hipótese alguma, a implementação de novas funcionalidades seja no site ou no aplicativo nativo que será entregue.

 

  1. Publicar o aplicativo nas lojas App Store e Google Play tão logo receba a aprovação expressa e por escrito da CONTRATANTE para tanto, conforme o disposto na cláusula segunda.

 

  1. Analisar previamente se o aplicativo representa algum risco ou alguma possibilidade de reprovação nas lojas.

 

  1. Enviar o aplicativo para testes em Android e iOS em até 24h após a confirmação do pagamento pelo serviço e entrega de todos os materiais requisitados (URL’s, logomarcas, imagens e cores desejadas), mesmo em dias não úteis. 

 

Parágrafo Primeiro: O prazo de entrega refere-se única e exclusivamente ao processo de produção da aplicação e não da publicação nas lojas, já que essas possuem um tempo entre 2 e 60 dias para publicar o aplicativo. 

 

Parágrafo Segundo: Caso o CONTRATANTE deseje hospedar o aplicativo nas suas próprias lojas de aplicativo, deverá então enviar o acesso para o email indicado pela CONTRATADA e o prazo de publicação poderá ser estendido. Não é de responsabilidade da CONTRATADA criar ou orientar a criação de uma nova loja. Sendo essa, total responsabilidade da CONTRATANTE. 




DA REMUNERAÇÃO PELOS SERVIÇOS



CLÁUSULA QUINTA – A CONTRATANTE pagará ao CONTRATADA o valor equivalente a R$ 1912,00 (Mil novecentos e doze reais) pelo desenvolvimento do aplicativo, referente a um ano de contrato.

 

Parágrafo Primeiro: O pagamento pela CONTRATANTE ocorrerá em dois momentos sequenciais: 

 

  • Parcela inicial (produção): R$ 956,00 (Novecentos e cinquenta e seis reais) – na data de assinatura deste instrumento. Somente após a confirmação desse pagamento, começa a se contar o prazo para produção do aplicativo, conforme CLAUSULA QUARTA. 
  • Segunda parcela de R$ 956,00 (Novecentos e cinquenta e seis reais) – assim que o aplicativo for aprovado na loja. 

 

Parágrafo Terceiro: O contrato tem duração de um ano e poderá ser renovado automaticamente.

 

Parágrafo Quarto: Referido pagamento será efetuado mediante o pagamento de PIX ou Cartão de Crédito pela CONTRATANTE.



DA VIGÊNCIA E RESCISÃO DO CONTRATO

 

CLÁUSULA SEXTA – O contrato tem prazo de vigência de um ano contado a partir da data de sua assinatura.

 

Parágrafo Primeiro: A CONTRATADA irá conceder garantia de possíveis melhorias ou modificações necessárias para uma melhor performance no app durante o período de contrato, limitando-se ao objeto do contrato, ou seja, não é responsável pela manutenção do site e sim apenas das funções que acompanham o aplicativo.

 

Parágrafo Segundo: A CONTRATANTE terá o direito de arrependimento em até 30 dias após a contratação e receberá 100% de reembolso pelo montante pago. 

 

Parágrafo Terceiro: Após o período de 30 (trinta) dias até o fim do contrato anual, a CONTRATANTE que desejar cancelar, não terá direito a nenhum tipo de reembolso.

 

Parágrafo Quarto: Caso o aplicativo seja reprovado pelas Lojas de Aplicativos, o cliente receberá integralmente o valor pago pelo projeto ou então, poderá receber uma consultoria sobre possíveis melhorias para que esse seja aprovado.

 

Parágrafo Quinto: Rescindido o contrato, por qualquer motivo que seja, deverá a CONTRATADA cessar imediatamente todo o uso do nome e do logotipo da CONTRATANTE, eventualmente autorizados por força deste instrumento, devendo inutilizar o aplicativo objeto deste contrato.

 

Parágrafo Sexto: Após 1 (um) ano, caso a renovação seja do interesse da CONTRATADA, um novo contrato será celebrado, com opções de pagamento anuais ou recorrentes, conforme valores vigentes no ato da data de renovação.



DISPOSIÇÕES GERAIS

 

CLÁUSULA SÉTIMA – O contrato obriga, além das partes contratantes, seus sucessores, qualquer que seja a forma de sucessão.

 

CLÁUSULA OITAVA – O presente contrato constitui o acordo integral entre as Partes, prevalecendo sobre qualquer outro documento anteriormente firmado por estas e não poderá ser alterado ou modificado em nenhuma de suas cláusulas ou condições, salvo mediante acordo por escrito, assinado por ambas as partes, o qual passará a integrar aquele.

 

CLÁUSULA NONA – A aceitação, por qualquer das Partes, do não cumprimento, pela outra, das cláusulas ou condições deste contrato, a qualquer tempo, será interpretada como mera liberalidade, não implicando, portanto, na renúncia do direito de exigir o cumprimento das obrigações aqui contidas. A inadimplência e atraso dos pagamentos por parte da CONTRATANTE acarretará em cancelamento automático do contrato. Caso haja não cumprimento das entregas da CONTRATADA nas datas estabelecidas na CLÁUSULA QUARTA ela deverá a CONTRATANTE uma multa de R$ 100,00 (cem reais) por dia de atraso. 

 

CLÁUSULA DÉCIMA – A CONTRATADA não poderá ceder ou transferir o contrato para terceiros sem a expressa e prévia anuência da CONTRATANTE.

 

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – É vedada a utilização, pela CONTRATADA, da marca da CONTRATANTE em qualquer hipótese que não decorra do cumprimento do objeto do presente instrumento, resguardada a possibilidade da inclusão do serviço prestado em seu portfólio.

 

DO FORO

 

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – Fica eleito o Foro da Comarca Vila Velha/ES, para dirimir questões que porventura se originem do presente contrato, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

E, por estarem assim justos e contratados, firmam o presente, em 2 vias digitais de igual teor e para um só efeito, que declaram conhecer todas as Cláusulas deste CONTRATO.



Vila Velha, 7 de Junho de 2022







__________________
CONTRATANTE
Nome do Responsável

Nome Fantasia

_________________
CONTRATADA

Alexandre Moreira da Silva

Converta.app



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